Receba dicas grátis!

Veja a importância da comunicação entre o síndico e os moradores

A efetiva comunicação entre o síndico e os moradores é um dos pontos mais relevantes da gestão condominial. Isso porque fazer circular informações pertinentes aos condôminos está entre as responsabilidades da administração.

Diante dessa premissa, torna-se fundamental entender toda a relevância de investir em boas práticas comunicativas. Pensando em auxiliar você nessa tarefa, trazemos pontos destacados da questão, acompanhe!

A boa comunicação entre o síndico e os moradores do condomínio favorece a transparência

Comunicar imprime transparência aos procedimentos administrativos, de maneira a não deixar dúvidas. Assim acontece com as informações referentes ao conteúdo da convenção, ligadas ao regimento interno e as demais que interessam aos moradores.

É essencial ao gestor imprimir toda clareza às suas ações e providências, especialmente se tratando da prestação de contas aos condôminos. Também é imprescindível informar todos os moradores sobre os planos de ação, bem como as melhorias estruturais realizadas.

Informes sobre o andamento de obras, acerca de medidas adotadas para gerar economias e outros assuntos de interesse coletivo estão entre os comunicados que denotam a total transparência dos atos administrativos.

A boa comunicação evita transtornos

A comunicação entre o síndico e os moradores é crucial para evitar boataria e confusão. Desse modo, os informes e comunicados são ferramentas com as quais contar para noticiar os fatos pertinentes à rotina do condomínio.

Informes internos são eficazes, ainda, para aumentar a conscientização sobre as boas práticas para a vida em comunidade. Divulgar campanhas institucionais ajuda a reforçar o entendimento quanto à convivência entre moradores, funcionários e administração.

Apontar os direitos e deveres de quem vive em condomínio, bem como a importância de cumprir as regras estabelecidas no Regimento Interno, são mais demandas atendidas pela comunicação. Sendo assim, pode-se afirmar que empreender esforços em prol da comunicação serve para reduzir problemas e aumentar a harmonia nas relações condominiais.

A boa comunicação garante o entendimento entre as partes

A correta comunicação, pautada em máxima clareza, é capaz de fazer conhecer a conduta ou as providências que se espera que o outro adote. Portanto, todo esforço no sentido de divulgar mensagens, ocorrências e notificações vai resultar em maior entendimento entre os protagonistas da vida no condomínio.

Inclusive, muitos conflitos são minimizados — e até solucionados —, com base na correta comunicação. Até porque grande parte dos mal-entendidos são resultados diretos das falhas comunicativas, sejam elas verbais, escritas ou até mesmo originadas por gestos erroneamente interpretados.

Agora que você pôde repassar toda a importância da comunicação entre o síndico e os moradores do condomínio, busque meios de estabelecer canais eficientes para divulgar e trocar informações. Essa atitude vai assegurar agilidade às interações e permitirá que você fique a par de tudo que ocorre no condomínio, de forma confiável e sem perdas de tempo.

Para obter o suporte indispensável à sua gestão, entre agora em contato com a Liderança Administração de Condomínios!

Adicionar comentário