Receba dicas grátis!

Cuidados essenciais para manter a manutenção predial sempre em dia

 

Zelar pela manutenção de um prédio não é uma tarefa fácil, encontrar boas informações de como fazer tal gerenciamento muito menos. É comum vermos pessoas assumindo a responsabilidade de ser síndico sem ter os conhecimentos necessários sobre a administração do condomínio e a manutenção predial.

Se você assumiu esse tipo de responsabilidade no seu condomínio, podemos te ajudar. Preparamos um artigo específico sobre os cuidados essenciais para manter a manutenção predial sempre em dia, confira:

Entenda o que é manutenção predial

Quando falamos em manutenção predial é comum pensar apenas em reparos estéticos como pinturas e acabamentos. Mas a verdade é que esse conceito vai muito além. Implica cuidar da infraestrutura do prédio como um todo. Ou seja, verificar e cuidar dos sistemas elétricos, hidráulicos, de incêndio e de segurança, além dos sistemas de comunicação e climatização, dependendo do caso.

Não é uma tarefa fácil porque envolve muitos aspectos, e vai precisar de um bom planejamento financeiro para ter sempre dinheiro em caixa para os serviços de reparos, que devem ser feitos todos os anos.  O mais recomendado é que a manutenção predial seja preventiva e não corretiva, por isso a necessidade de planejamento.

Conheça os principais cuidados para sua manutenção predial ficar sempre em dia

Mantenha a parte hidráulica sob supervisão

Áreas molhadas como piscinas, chafarizes, ou de armazenamento de água, como as caixas d’água, são um dos pontos críticos de todo condomínio. Elas precisam ser supervisionadas com periodicidade. Verificar as condições de limpeza de piscinas e caixas d’água, bem como a própria questão estrutural (rachaduras, trincamentos, vazamentos) ajuda a evitar problemas maiores como acidentes e menores como o desperdício de água.

Foco na parte elétrica

Mantenha o foco na parte elétrica. Equipamentos de uso cotidiano como interfones, elevadores, luz de emergência, iluminação predial etc., devem ser sempre testados e observados. Qualquer pequena pane como curto-circuito pode gerar um incêndio de maiores proporções. Além disso, é importante saber se o quadro de energia do condomínio e dos apartamentos suporta o uso que se faz dele. Em casos onde é preciso ter muitos aparelhos como ar condicionados ligados simultaneamente, é preciso atenção.

Atenção à estrutura

A estrutura do prédio, como paredes, lajes, vigas, requer também muitos cuidados. Tanto pela parte estética, claro que tudo deve estar pintando e limpo, quanto pela parte de estrutura mesmo. Vazamentos, infiltrações, umidade podem não ser visíveis por ainda serem pequenos, mas se não forem resolvidos, acabam se tornando maiores e isso pode macular a estrutura, causar rachaduras e comprometimento em relação à própria segurança dos moradores.

Áreas e objetos de uso comum também fazem parte de um bom planejamento de manutenção predial.  Verificar o estado de conservação de salões de festas, playgrounds, bicicletários, lixeiras, depósitos e entre outros é importante para garantir o conforto de todos os moradores e também a segurança.

Caso algum problema seja encontrado nessas inspeções de rotina, é indicado que os reparos se façam de imediato, para que um problema pequeno não fique maior e mais custoso.

Embora seja um assunto complexo e que requer um bom gerenciamento e antecipação, com calma é possível traçar um plano certeiro que vai garantir o “sossego” do síndico e dos moradores.

Adicionar comentário