Receba dicas grátis!

5 características de um bom porteiro!

porteiro

Toda profissão traz suas próprias características e cabe ao profissional apresentá-las de forma inata ou desenvolvê-las por meio de cursos e treinamentos. Cuidar adequadamente da portaria é uma função importante, que envolve a segurança de todo um ambiente. Seja em condomínio ou escola, ou em qualquer outro tipo de empresa.

Veja abaixo as 5 características que um bom porteiro deve apresentar para desenvolver bem sua função!

1. O bom porteiro deve ser responsável

A responsabilidade é uma das principais qualidades que o profissional que atua na portaria deve possuir. Ele pode ser chamado de “Anjo da Guarda” do condomínio, pois a segurança de todos os moradores do prédio estão, de certa forma, sob sua responsabilidade. Claro que é preciso dividir essa responsabilidade entre todos, pois os moradores também devem fazer sua parte.

De qualquer forma, o porteiro precisa ser responsável, chegando com pontualidade no local de trabalho, mantendo-se atento a quem entra e a quem sai do condomínio, conhecendo tudo que precisa fazer.

Caso precise chegar depois do horário, o profissional deve avisar com antecedência, justificando-se, a fim de que os condôminos possam coordenar uma solução para sua momentânea ausência.

2. A boa memória é uma qualidade básica

Mesmo com toda tecnologia que pode ser usada pelo porteiro para ajudá-lo em sua função, convém ter uma boa memória para conhecer bem todos os moradores e saber distingui-los das outras pessoas. Deve conhecer os visitantes que frequentemente vão ao local e os profissionais técnicos que habitualmente prestam serviços no edifício, como de manutenção ou outro tipo de operação.

Naturalmente, não será possível guardar na memória os rostos e os jeitos de todas as pessoas de forma célere. Mas é importante que, ao longo do tempo, ele venha a conhecer melhor quem mora no prédio, quem trabalha ou faz serviços no condomínio, quem aluga algum espaço e assim por diante.

3. A comunicabilidade é uma característica que faz diferença

Um porteiro que sabe se comunicar com as pessoas ajuda a si mesmo no desenvolvimento de suas funções. Poderá contar com a apoio dos condôminos para otimizar a segurança e também recolher mais informações sobre o que se passa na edificação, bem como conseguirá manter um relacionamento salutar com os usuários do espaço, ajudando a criar um ambiente mais amigável.

É importante que todos trabalhem em harmonia e vivam unidos dentro do mesmo espaço.

A boa comunicabilidade também ajudará o porteiro em seu relacionamento fora da edificação, mantendo uma relação saudável com os vizinhos da rua e de seu bairro, os comerciantes, os responsáveis pela segurança, como policiais e eventuais seguranças contratados no condomínio.

4. O porteiro precisa ser discreto

Outra qualidade é a discrição. Cada pessoa tem sua própria rotina e é importante resguardar certas informações, desde que elas não ameacem a segurança do espaço. Por exemplo, podem existir condôminos que gostem de sair em horários pouco usuais para encontros amorosos ou trabalho; outros que costumam chegar muito tarde por manterem uma vida mais ativa; aqueles que têm o hábito de beber e se divertir; outros que se mantêm mais reservados; há aqueles que costumam receber muitas encomendas…

Enfim, cabe ao profissional conhecer e memorizar diversas características, mas sem interferir ou causar constrangimentos. Sua intervenção só deverá acontecer se o comportamento e as ações de um condômino forem suspeitas ou estiverem ameaçando a integridade dos outros moradores e do seu patrimônio.

5. Um apropriado treinamento é necessário

O profissional que atua na portaria deve também passar por treinamento prévio para inteirar-se de suas funções, sobre como deve atuar em casos de perigo ou de suspeita, como deve lidar com determinadas situações.

Por mais hábil que ele seja, o treinamento vai aprimorar suas qualidades e ajudá-lo a desenvolver um trabalho mais efetivo. Por isso, vale a pena que o condomínio invista em um treinamento apropriado para seus profissionais de portaria.

Que outras qualidades você acha que um bom porteiro deve ter? Aproveite os espaços e deixe seu comentário!

Adicionar comentário