Receba dicas grátis!

4 atividades que podem integrar a relação entre os condôminos

A correria da rotina tende a dificultar a convivência até mesmo de quem vive bem perto. Assim acontece na maioria dos condomínios, nos quais é comum os moradores pouco se relacionarem com os vizinhos. Para reduzir esse distanciamento, as ações capazes de integrar a relação entre os condôminos constituem verdadeiras estratégias.

Veja que atividades direcionadas à interação social ajudam a aumentar os níveis de empatia e, desse modo, colaboram com a redução de conflitos no edifício.

Com o intuito de auxiliar você a obter tais benefícios, elencamos 4 práticas para incentivar os relacionamentos interpessoais. Confira quais são, a seguir!

1. Sessões para exibição de filmes

Essa atividade exige pouco investimento e funciona bem para integrar a relação entre os condomínios. Consiste, basicamente, em juntar os moradores para assistir filmes, em dias e horários previamente divulgados.

É importante organizar as sessões de maneira a serem abertos a todos, tanto adultos como crianças. Afinal, com a possibilidade de assistir a um filme em companhia dos filhos, pais e responsáveis verão maior atratividade nesses eventos.

Para garantir a presença de muitos participantes, faça uma seleção de títulos e disponibilize as opções aos condôminos. Através de uma votação, eles podem escolher quais preferem assistir.

2. Campeonatos esportivos

Estimular a formação de times e fazer campeonatos esportivos é uma boa maneira de engajar os moradores. Pode ser em torno do futebol, basquete, natação ou qualquer outra modalidade que a infraestrutura do condomínio comportar.

Se no edifício moram muitos adolescentes, realizar campeonatos de videogame poderá incentivar as interações.

3. Brincadeiras tradicionais

Brincadeiras tradicionais têm sido cada vez mais valorizadas, quando se trata de estimular a convivência social. Assim, as gincanas aparecem como ótimas alternativas para reunir o pessoal em torno de divertidos momentos.

Durante a realização dessas animadas programações, moradores de diferentes faixas etárias podem se reunir, criar e estreitar laços. Na categoria das brincadeiras simples de organizar estão o cabo de guerra, a dança das cadeiras e as adivinhações com mímicas.

4. Exercícios em grupo

Condomínios com quadra ou áreas verdes têm espaço adequado a estabelecer uma rotina de exercícios em grupo. Dessa maneira, levar os moradores a terem momentos de descontração e socialização, enquanto movimentam o corpo.

Outras práticas esportivas podem ser propostas, nessa mesma linha, como corrida e até aulas de dança, ioga e diversas outras possibilidades. Importante destacar que as atividades físicas devem ser acompanhadas por um profissional da área.

Portanto, ao pensar nessa alternativa, planeje-se para propor a contratação de uma empresa de assessoria esportiva — ou um personal trainer devidamente registrado no Conselho Regional de Educação Física.

Agora que você já conhece 4 atividades eficazes para integrar a relação entre os condôminos, o próximo passo é verificar a viabilidade de implementá-las. Também decidir por aquelas mais alinhadas com o perfil dos moradores e a infraestrutura do condomínio. Com esses cuidados, seu empenho em favorecer as interações sociais vai render bons resultados, e o ambiente no condomínio ficará ainda mais agradável.

Esse artigo foi útil a você? Compartilhe-o, então, nas suas redes sociais para que você e seus amigos possam interagir mais com seus vizinhos!

Adicionar comentário