Receba dicas grátis!

3 vantagens da terceirização de mão de obra para condomínios

Gestão de condomínios por si só é uma atividade que exige dedicação, habilidade em relacionamentos interpessoais e domínio da legislação trabalhista.

O síndico muitas vezes desconhece aspectos dessa gestão e das responsabilidades que o cargo exige. Ao assumir o posto, o síndico passa a lidar com os mais diversos problemas e obrigações, sendo as relações trabalhistas as mais delicadas. Muitas vezes uma dificuldade no relacionamento com os colaboradores resulta em custos extras com rescisões e reclamações trabalhistas inesperadas, que talvez pudessem ter sido evitadas. O desconhecimento da legislação pode complicar ainda mais a situação.

Os condomínios modernos mais se parecem com pequenas cidades, cresceram no porte e também na gama de serviços que oferecem aos moradores. Torna-se necessário um número cada vez maior de colaboradores.

A melhor opção para o síndico é transferir o máximo de responsabilidades, mas antes é preciso conhecer as vantagens da terceirização de mão de obra em condomínios.

Gestão de pessoal

A primeira grande vantagem da terceirização de mão de obra é a gestão de pessoal: seleção, admissão, treinamento, benefícios da categoria, salários, horas extras, folgas, substituições, férias, demissões. Esses e muitos outros itens ficam a cargo da terceirizada. Ao condomínio basta acompanhar o cumprimento, pela empresa contratada, das obrigações legais como FGTS e contribuições previdenciárias.

O colaborador enviado pela administradora já vem treinado, preparado para a função. Em caso de insatisfação basta solicitar a substituição, sem nenhum custo adicional ou risco para o condomínio. Em caso de doença o trabalhador é substituído sem nenhum contratempo, férias não serão mais um problema. Demissões? Nunca mais. Livros de registro, exames admissionais e demissionais tudo isso desaparece da mesa do síndico.

Qualidade dos serviços

Outra grande vantagem da terceirização da mão de obra se refere à qualidade dos serviços, o pessoal da empresa terceirizada recebe treinamento tanto com relação à tarefa que vai executar quanto ao trato com os moradores e aspectos relativos à segurança, hoje tão importantes em qualquer cidade. Os serviços usualmente terceirizados são:

  • Portaria
  • Limpeza e conservação
  • Manutenção predial
  • Manutenção de áreas verdes
  • Segurança e vigilância

A qualidade e alta disponibilidade dos serviços prestados resultam em maior satisfação dos moradores com a gestão do condomínio trazendo tranquilidade ao síndico no exercício do cargo.

Liberação do síndico para outras tarefas

Com o peso da gestão de pessoal transferido para a empresa terceirizada o síndico terá mais tempo para dar atenção a outras questões do condomínio e realizar uma gestão mais eficaz. Estará mais disponível para fortalecer o relacionamento com os condôminos e se dedicar a melhorar processos internos e a comunicação com os moradores.

Como vimos, terceirização de mão de obra para condomínios é uma excelente opção. A carga de trabalho e as responsabilidades do síndico no trato com pessoal são reduzidas, os serviços ganham em qualidade e disponibilidade não havendo falhas ou interrupções em sua execução, e os riscos trabalhistas são eliminados.

Gostou de nosso post? Deixe sua opinião nos comentários.

Adicionar comentário