Receba dicas grátis!

3 dicas para gerar renda-extra para o condomínio

Em qualquer época, ter mais dinheiro na conta do condomínio significa maiores possibilidades de alavancar projetos. Ajuda também a equilibrar as finanças, de forma a compensar os valores das taxas condominiais que estiverem com o pagamento atrasado.

Essas razões são as principais para se buscar gerar renda-extra para o condomínio. Assim, síndico e moradores, em comum acordo — devidamente registrado em assembleia —, cada vez mais vêm inovando a maneira de somar recursos à receita do edifício.

Para saber como ter mais dinheiro em caixa, confira as 3 dicas a seguir!

1. Aluguel de espaço para publicidade

É cada vez mais comum a locação de espaços comuns ociosos no condomínio, a serem utilizados para colocação de painéis publicitários e outdoors. Essa locação costuma ter maior sucesso nos edifícios situados em áreas de grande circulação, já que as agências escolhem fazer seus anúncios em localizações movimentadas.

Atente-se, porém, à questão da legislação no seu município, e procure descobrir o que ela dispõe sobre a publicidade nas edificações. Pois, para obter renda extra, em vez de problemas, torna-se fundamental pesquisar acerca do que é permitido, bem como ficar a par das proibições existentes na sua região.

2. Aluguel de espaço para instalação de antenas

A imensa disseminação dos celulares, além das ondas de TV e rádio, criou demanda por lugares para instalar antenas retransmissoras. Assim, com a locação de espaços na cobertura do edifício, abre-se uma excelente oportunidade de o condomínio conseguir renda extra.

Nesse sentido, é preciso verificar a viabilidade da locação, já que demanda satisfazer a determinados requisitos, entre eles os relacionados à localização e altura da torre.

Há, ainda, a necessidade de o condomínio estar regular quanto ao Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), e apresentar o Laudo de Inspeção do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA).

Vale destacar que ambos os documentos são indispensáveis para se conseguir efetivar a locação da cobertura do edifício para a instalação de antenas.

3. Coleta e venda de recicláveis

Já pensou em transformar resíduos sólidos em dinheiro, e, dessa maneira, garantir mais renda para o seu condomínio? É justamente isso que está acontecendo em muitos edifícios no país inteiro.

Em tais empreendimentos, a coletiva seletiva passou de uma atitude de responsabilidade com o meio ambiente à alternativa para garantir recursos extras. Se a ideia chamou sua atenção, passe a promover a coleta seletiva no seu edifício, depois comercialize os materiais com as empresas recicladoras.

Providência básica para colocar esse plano em ação consiste em aderir ao uso de lixeiras verdes, nas quais cada material reciclável será depositado separado dos demais. É fundamental, também, conscientizar os moradores para fazerem a separação e depósito dos recicláveis.

Treinar o pessoal de serviço para lidar com essa coleta faz parte das medidas a implementar no sentido de juntar quantidade significativa de plásticos, papéis e metais. Não se esqueça do óleo de cozinha usado, que, vendido, pode ser convertido em renda adicional para seu edifício.

Outra possibilidade de gerar renda-extra para o condomínio fica por conta de locar as áreas comuns que estejam mal aproveitadas ou ociosas. Então, busque reconhecer tais espaços e divulgar sua disponibilidade.

Isso vale para vagas de garagem, lojas no térreo e outros lugares que possam ter seu uso revertido em aluguéis. Tenha em mente, em todos os casos, submeter qualquer sugestão à decisão da assembleia. Pois, só com a aprovação dos moradores você poderá efetivar as ações em prol das finanças do edifício.

Entre agora em contato com a Liderança, e encontre as soluções completas de administração de condomínios!

Adicionar comentário